Temas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Capoeira Angola para ouvir

Mestre Zequinha (Escola de Capoeira Angola: Raiz de Angola) disponibilizou uma música de Capoeira Angola de sua autoria. Em formato de vídeo, a letra da música é acompanhada de uma série de imagens que acabam contanto um pouquinha da dedicação e da longa vida de capoeira de Mestre Zequinha de Almeida.

Apreciem:

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Manuscritos, Pensamentos e desenhos de Mestre Pastinha


Mestre Pastinha depositou sua filosofia sobre a Capoeira Angola em desenhos e em manuscritos. Estava criando toda uma nova forma, adaptada a realidade do recôncavo baiano da metade do século XX, a capoeira marginalizada e descriminada, de então! Procurou banir a violência de seu meio e introduzir certa ética ao jogo. Formatou a bateria. Uma de suas contribuições está exatamente nesse material, pois demonstra grande esforço de reflexão sobre essa prática.

Disponibilizamos os manuscritos de seus trabalhos: "Quando as pernas fazem um mizerêr", além do registro de seus Pensamentos e de seus Desenhos (outra paixão do Mestre). Rico material que contribui para o aprofundamento sobre os ideais e as idéias de Mestre Pastinha.

Vale lembrar que o material reunido resultou de um esforço do grupo Semente do Jogo de Angola.

Boa a leitura!




Orientações: Abra a página e espere o "livro" abrir, posicione a seta do mouse nos cantos da imagem e click para virar a página.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

2000 Visitas!

Em pleno carnaval Veneno da Noite - Blog de Capoeira Angola completou 2000 visitas.



A novidade entre as novas visitas foi a presença dos nossos visinhos latinos americanos. Obrigado a todos pela companhia. Lembro que aqui, procuramos conhecer mais (catalogar, refletir e compartilhar) sobre Capoeira Angola, sobre seus mestres e sobre seus fundamentos....

Abraço.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Documentário TV UFBA

Documentário realizado pela TV UFBA sobre o registro da Capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro e que contém as opiniões de pesquisadores como Fred Abreu e mestres como Curió, João Pequeno entre outros.






sábado, 11 de fevereiro de 2012

Histórias e recordações da vivência de Mestre Curió

Pilar da Capoeira Angola, Jânio Martins dos Santos mais conhecido como Mestre Curió lançou em janeiro de 2012 seu livro "Histórias e recordações da vivência de Mestre Curió". A obra foi organizada pelo professor Jorge da Conceição em dois idiomas (português e inglês) e conta a trajetória de vida do mestre dedicado a Capoeira Angola. 

Mestre Curió, nasceu em 1937 no interior da Bahia na cidade de Candeias, conheceu a Capoeira Angola aos seis anos de idade. São mais de 60 de capoeiragem com muitas histórias para contar.





Os interessados em adquirir o livro podem obter mais informações pelos telefones: (71) 3321-0396 e 3323-0081, com Mestra Jararaca ou Mestre Curió.



terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

B E R I M B A U - Reportagem IDERB

Reportagem realizada pelo Centro de TV - IDERB Bahia, como entrevistado o Mestre João Grande em Salvador. Boa parte da reportagem se concentra no berimbau. Ano da produção 1988.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Semento do Jogo de Angola - Vem jogar mais eu.

Apresentamos o cartaz que convida a comunidade de Barão Geraldo (e redondezas) a praticar capoeira angola, junto com o grupo de capoeira angola Semente do Jogo de Angola.


Vem jogar mais eu.
vem jogar mais eu,
meu irmão
...





domingo, 5 de fevereiro de 2012

B E R I M B A U - Edison Carneiro

Na série de postagens sobre o berimbau trazemos o trabalho de um dos mais destacados pesquisadores da cultura popular no Brasil. Edison Carneiro (1912 - 1972) que nasceu na Bahia, estudou Ciências Jurídicas se diplomando em 1935. Iniciou sua carreira de jornalista na Bahia e em 1939, mudou-se para o Rio de Janeiro e trabalhou como jornalista, ensaísta e professor. Em seus  trabalhos abordou temas ligados a brasilidade e o popular.

Dedicou grande folego à estudos sobre manifestações culturais afro-brasileiras. Entre seus trabalhos, em 1975 publicou em Cadernos de Folclore n.01: Capoeira.

Trazemos aqui somente a parte da obra dedicada ao Berimbau!






No texto denominado Berimbau, Edison Carneiro estudou o vocábulo, a diferença entre o o berimbau de boca e o berimbau de barriga, define ainda o berimbau como um instrumento cordofone, além de levantar diferentes momentos dos século XIX e XX, escritores e seus escritos que mencionam algo sobre esse instrumento. Encontramos ai, muitos elementos interessantes a serem pesquisados.

Boa leitura!