Temas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Capoeira Angola em Campinas/SP

Na cidade de Campinas, no interior de São Paulo (Brasil) a Capoeira Angola acontece desde que o Mestre Jogo de Dentro plantou suas sementes. Hoje, o Grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola possui três núcleos na cidade: no Parque dos Eucaliptos sob os cuidados do Contra-Mestre Valmir, no CDHU do Parque Anchieta sob os cuidados do Contra-Mestre Danny e em Barão Geraldo sob os cuidados dos Contra-Mestres Guga e Ivens. 


As rodas abertas ao público acontecem em Barão Geraldo na última  quarta-feira de cada mês, no espaço CASARÃO DO BARÃO (R: Maria Sampaio Reginato, s/n - Terras do Barão - Barão Geraldo, Campinas - SP - Brasil), já no espaço do CDHU - Parque Anchieta (R: José Mendonça, 61 - Vila Renascença, Campinas - SP - Brasil) as rodas acontecem na terceira quarta-feira de cada mês.Sempre no mesmo horário, às 19:30 hs.

Abaixo imagens de Rodas de Capoeira Angola dos três núcleos gentilmente cedidas pela Dona Vani, do núcleo de Barão Geraldo.



CDHU - Parque Anchieta




Barão Geraldo



Parque dos Eucaliptos


sábado, 14 de abril de 2012

Capoeira da Bahia: Samuel Querido de Deus


Este guia de ruas e dos mistérios de Salvador da Bahia é dedicado a José de Barros Martins que me levou a escrevê-lo, a Sergio Milliet, Dante Bufoni, Fernando de Barros e a Moacir Guimarães, sertanejo que, quando está na capital é o dono absoluto  da cidade, seu verdadeiro e indiscutível dono, seu anfitrião também.

È desta forma que Jorge Amando anuncia suas pretensões com a obra "Bahia de todos os Santos", um tipo de roteiro escrito em 1944 e elaborado para aqueles que quisessem conhecer a capital de sua Bahia, em que o autor descreve de lugares, costumes, eventos e personalidades entre outros aspectos da cidade de Salvador.
Sobre este último, num capítulo intitulado Personalidades, Amado narra sobre uma personalidade do mundo da capoeira da Bahia, da década de 40. Ele descreve a astucia e qualidades de Samuel Querido de Deus, um pescador que quando retorna de suas longas viagens ao mar para a pescaria participa de rodas de capoeira e que, não se importando com a juventude ou com o vigor de seus adversários os derrota um a um.

Divirta-se com a leitura:



















quinta-feira, 12 de abril de 2012

Raízes de Angola - Bari 2012


O grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola - Núcleo de Bari (Itália), tem o prazer de convidar a todos para o evento "Raízes de Angola em 2012" que será realizado nos dias 25-26-27 de Maio, na cidade de Bari/Itália. Durante os três dias teremos aulas de movimento e teoria musical de Capoeira Angola com o Mestre Jogo de Dentro, além de uma aula de Samba de Roda com a professora de dança afro, Ana Estrela.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

3000 Visitas

Dois dia após o nascimento de meu segundo filho, Veneno da Noite (Blog de Capoeira Angola) completou 3000 visitas.


Novidades são poucas, o que ocorreu nestas últimas mil visitas foi fidelidade de visitantes de países que já marcavam presença nas estatísticas de visitas e de novas visitas vindas da Finlândia e Costa Rica.

Agradecemos muito aos camarados e esperamos além de suas visitas, comentários aos nossos trabalhos e a sua presença como seguidor do Blog.

Abraço.

Adriano Sgrignero.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Mestre Jogo de Dentro - Dia de festa!



Neste dia 06 de abril completa 47 anos de idade Jorge Egídio dos Santos, conhecido e reconhecido no mundo da capoeira como Mestre Jogo de Dentro. Homem consciente de seu lugar e papel na sociedade, Jorge Egídio é um transformador de realidades. Discípulo de Mestre João Pequeno de Pastinha, Mestre Jogo de Dentro, nos seus mais de 30 anos de dedicação, se constituiu num dos pilares da Capoeira Angola. Fundou o grupo de Capoeira Angola Semente do Jogo de Angola e disseminou a Capoeira Angola pelo mundo.

Parabéns Mestre.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mestre Pastinha - Dia de festa!

Hoje (05/04/2012) é um dia de festa para a Capoeira Angola.



O seu mais ilustre representante, ou melhor, aquele que formatou, valorizou e trouxe para a Capoeira Angola um pouco de cordialidade faria hoje 123 anos de vida. Trata-se de Vicente Joaquim Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha) nascido em Salvador, em 5 de abril de 1889 — e que veio a falecer na mesma cidade, no dia 13 de novembro de 1981.

Para comemorar esse dia, Veneno da Noite – Blog de Capoeira Angola selecionou um pequeno trecho de uma obra de Jorge Amado (Jorge Leal Amado de Faria: Itabuna, 10 de agosto de 1912  Salvador, 6 de agosto de 2001, foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos) intitulada Bahia de todos o Santos, que traz uma pequena, mas intensa descrição desse Mestre de Capoeira Angola.



Segundo nota da 12° Edição, o livro que havia sido escrito em 1944 e publicado em 1945 (no período da 2° Guerra Mundial) como um “guia das ruas e dos mistérios da cidade de Salvador” foi atualizado na sua 8° edição, em 1960. No entanto, como anuncia a nota, os textos não sofreram grandes alterações. No capítulo: Capoeiras e Capoeiristas, Jorge Amando faz uma descrição de Mestre Pastinha e fala sobre Mestre Bimba e sua Capoeira Regional Baiana. Aqui, nos limitaremos a mostrar a descrição sobre Mestre Pastinha:

Mestre Vicente Pastinha tem mais de setenta anos. É um mulato pequeno, de assombrosa agilidade, de resistência incomum. Quando êle começa a “brincar”, a impressão dos assistentes é que aquêle pobre velho, de carapinha branca, cairá em dois minutos, derrubado pelo jovem adversário ou bem pela falta de fôlego. Mas, ah! Ledo e cego engano! nada disso se passa. Os adversários sucedem-se, um jovem, outro jovem, mais outro jovem, discípulos ou colegas de Pastinha, e êle os vence a todos e jamais se cansa, jamais perde o fôlego, nem mesmo quando dança o “samba de angola”.
A Escola de Capoeira de Angola, de Mestre Pastinha, fica na ladeira do Pelourinho, no Largo mesmo, num primeiro andar. As quintas e domingos “brinca-se” na Escola. Nas quintas, em geral, a brincadeira é mais fraca, são os alunos mais novos que se exibem. No domingo vêm os capoeiristas conhecidos e a festa começa pela tarde. Quem for à Bahia não deve perder o extraordinário espetáculo que é Mestre Pastinha no meio de seu de seu salão jogando a capoeira, ao som do berimbau. E quando êle não esta lutando, não vai descansar. Toma de um berimbau, puxa as cantigas. Para mim, Pastinha é uma das grandes figuras da vida popular da Bahia. É indispensável conhecê-lo, conversar com ele, ouvi-lo contar suas histórias, mas, sobretudo, vê-lo na “brincadeira”, atingindo adversários vigorosos e jovens, derrotando-os um a um. 
                                          AMADO, Jorge. Bahia de Todos os Santos. 17° 
                                          Edição. Livraria Martins Editora, São Paulo. s/d.
                                          p.211.