Temas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Encerramento das atividades do núcleo do Semente / São Paulo - 2013

Com a proximidade das festas de fim de ano, os diversos núcleos espalhados pelo mundo do Grupo de Capoeira Angola Semente do Jogo de Angola estão encerrando suas atividades de 2013, para que todos possam se encontrar na Bahia no evento Semeando 2013-14, do Mestre Jogo de Dentro.

Em São Paulo, na zona sul, o encerramento ocorrerá no dia 13 de dezembro, a partir das 20h30.

Vamos vadiar!

                  

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Projeto Limpão (Capoeira - Oficina - Samba) - Angoleiro Sim Sinhô

Nos dias 6, 7 e 8 de Dezembro de 2013 o grupo de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô realizará o Projeto Limpão (Capoeira - Oficina - Samba) com a presença dos Mestres Bigo e Limaozinho, e ainda com a presença dos Contra Mestres Fabio (Formigão), Toicinho e Pedrinho.

Confira endereços e horários:

                 

sábado, 23 de novembro de 2013

Aula aberta de Capoeira Angola em Bari - Itália

Aula aberta para o lançamento do novo curso Capoeira Angola, no Centro de Formação de Dança. Está aberto a todos aqueles que nunca tiveram uma aproximação com capoeira, e também, aos capoeiras já praticantes. 
No final da aula, vamos realizar uma roda de Capoeira Angola!

Será sábado, 30 de novembro das 19:00 h às 21:00 h, em Bari na Itália.

Vamos esperar por você lá!
Para mais informações: 39272677798 Flavio Cabral


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Imagens do grupo Semente no Dia da Consciência Negra - Zona Sul / São Paulo

O grupo Semente do Jogo de Angola - Zona Sul de Sã Paulo, comandado pelo Contra Mestre Fabio (Formigão), realizou no dia da Consciência Negra apresentação de seminário a respeito do Quilombo dos Palmares, uma Roda de Capoeira Angola, e encerrou com Samba de Roda.

Fiquem com as imagens:








***


Semeando 2013-14 

Click na imagem pra obter maiores informações.









quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Imagens da Capoeira Angola na Feira Cultural da Escola Magalhães Teixeira - CDHU Nova Aparecida

Na capoeira angola temos uma "brincadeira", dizemos: o caminho para Angola é longo, numa referencia a longa jornada que qualquer capoeira angola deve fazer para se tornar um capoeira na sua plenitude.

No caminho para Angola, no dia 19 de outubro de 2013, o grupo de capoeira Angola Semente do Jogo de Angola participou da Feira Cultural da Escola Estadual Prefeito Magalhães Teixeira, localizada no CDHU do bairro Nova Aparecida em Campinas/SP. 

Esse espaço escolar já é um parceiro da capoeira angola de Semente a muitos anos, pois foi esse o local onde se deu o inicio da viajem do Contra Mestre Danny e da calça preta Gabi em direção a Angola.

















***


Semeando 2013-14 

Click na imagem pra obter maiores informações.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra - 20 de novembro

Um dia da consciência negra pelo mundo e com a Capoeira Angola.

O ato de comemorar/celebrar é o ato de lembrar das mazelas, do preconceito, da exclusão e das feridas causadas pela escravidão negra, mas também da imensa contribuição da cultura africana para o Brasil.

O grupo de capoeira angola Semente do Jogo de Angola em Bari (Itália) convida a todos para  uma roda de capoeira neste dia de conscientização.  

                               

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

I Vivência de Capoeira Angola com Mestres Cabello e Azulão Baiano em Campinas/SP

Campinas, no estado de São Paulo, é uma cidade privilegiada, pois de Capoeira Angola ela está bem servida. Quem nunca viu, venha ver Mestres Cabello e Azulão Baiano da Bahia no I Vivência de Capoeira Angola, que ocorrerá no dia 14 de novembro no centro básico da Unicamp.

Vale a pena conferir!

Data:    14 de novembro de 2013
Horário:17:00 horas
Local:   Unicamp - Ciclo Básico 
           (Próximo ao Restaurante Universitário)
Cidade: Campinas/SP



domingo, 10 de novembro de 2013

Berimbau tem fundamento (2012) - Valmir Mauricio (Contra Mestre)

Este é um Trabalho de grande fôlego, esta obra foi escrita pelo Contra Mestre Valmir Mauricio do grupo de Capoeira Angola, Semente do Jogo de Angola do Mestre Jogo de Dentro.


- * - * -


O que posso dizer sobre este livro, a não ser, que demonstra a paixão de seu escritor ao instrumento que é fundamental a qualquer roda de capoeira pelo mundo. O autor: Valmir Mauricio não é um escritor como os que o Veneno da Noite está acostumado a trazer ao publico. Ele não é um folclorista, um intelectual da dança, nem tão pouco um romancista, ou ainda um acadêmico pesquisador do universo da capoeira. Nem por isso, esse trabalho tem algo a dever, pelo contrário, tem muito para comtribuir. Sua formação é técnica voltada para ao setor industrial, talvez por isso, nesta sua primeira obra, ele tenha sido tão fiel aos objetivos anunciados na introdução.

"Resolvi então, (...) reunir o montante mais significativo dentro das obras existentes e também as buscadas por experiências orais obtidas com os Mestres, historiadores e pesquisadores referentes a todos os pontos que podiam ser falados sobre o berimbau".

Antes de tudo, Valmir é um capoeira angola que pode representar o novo, o capoeirista do século XXI. Em que, a capoeira muitas vezes não faz parte de sua profissão, mas se configura como uma grande responsabilidade na vida do capoeira. Daquele que leva a serio um compromisso, que não se limita a exercitar o corpo, mas que expande seus horizontes dentro de sua prática, pautado na sempre presente idéia: "o capoeirista tem que saber o que ele esta fazendo". E de certa forma, sendo o berimbau um importante instrumento para a prática da capoeira, Valmir procurou aprofundar e divulgar um conhecimento sobre o Berimbau.

A obra: Berimbau tem fundamento.

Esse trabalho pode ser classificado como um grande catalogo sobre o Berimbau, em que procura reunir a este verbete uma série de contribuições, tanto novas quanto as já conhecidas. E esta é a maior contribuição deste trabalho, a sistematização de conhecimentos sobre uma origem, sobre as possíveis referencias já produzidas, sobre as diversas formas que este arco musical foi construído e manuseado, sobre a sua confecção dentro da Capoeira Angola. 
Fica nitido, durante a leitura da obra, que mesmo não sendo um trabalho acadêmico, CM Valmir desprendeu grande tempo e fôlego na construção do trabalho, trazendo a tona inúmeras referencias que se encontravam espalhadas em arquivos públicos e particulares, ou ainda, dentro da cabeça de grandes Mestres e pesquisadores nem sempre acessíveis.  
Assim, a obra não esgota o assunto, pelo contrário, ela pode facilmente ser o ponto de partida para novos estudos sobre o tema.

Vale a pena a sua leitura! Procurem adquirir um exemplar.

Adquira um exemplar: Mencione que se informou com o Veneno da Noite.

LIVRO - BERIMBAU TEM FUNDAMENTO

Aos interessados em adquirir um exemplar do livro:
Banco Itaú
Agencia 2934
c/c 17291-3
Valmir Santos Maurício.
R$ 25,00 cada exemplar do livro.

Favor informar após o deposito ou transferência os dados para identificação através do email - valmir.mauricio@gmail.com

Envio via Correios acrescentar o valor de R$ 10,00 para postagem, este valor seria o envio para 01 unidade. Para mais unidades na mesma remessa favor consultar.

Um abraço
CM Valmir.
Semente do Jogo de Angola / Campinas-SP


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Brasil no folclore (1970) - Prof. José Ribeiro

Brasil no folclore escrito pelo prof. José Ribeiro foi lançado em 1970. A obra cataloga uma série de elementos e aspectos do folclore brasileiro. O autor constrói (apropria-se de) uma série de verbetes sobre elementos da religiosidade e da cultura, resultante da relação entre os povos indígenas, africanos e europeus. 

* - * - *

Prof. José Ribeiro de Souza nasceu em 22 de abril na cidade de Salvador. Ainda na infância se envolveu com a religiosidade afro-descendente, ingressou aos 13 anos na "Lei do Santo". Sua dedicação foi contemplada, anos mais tarde, a um estágio na Universidade de Coimbra e dali, embrenhou-se em sucessivas viagem a África Portuguesa. 
De volta ao Brasil teve uma intensa vida intelectual e religiosa: "Professor de Línguas Sudaneses do 'Instituto de Estudos Afro-Brasileiros'; membro do Supremo Conselho Sardedotal da 'União Nacional dos Cultos Afro-Brasileiros'; sacerdore do Culto Nagô desde 1944; jornalista e radialista profissional, mantendo colunas assinadas em dois jornais (Gazeta de Notícias e Guanabara Norte Sul, e ainda, na Revista Mironga) membros do Círculo de Escritores de Umbanda; compositor e interprete de músicas folclóricas e afro-brasileiros; membro da Academia de Letras do Vale do Paraíba; ex-membro atuante de diversas entidades de Umbanda" (p. 11)
Grande parte de sua produção sempre esteve voltada a uma variedade de temas sobre religiosidade afro-brasileira, publicando em 1970 seu Brasil no folclore.

CAPOEIRA in Brasil no folclore.

Mestre Leopoldina
O verbete Capoeira é apresentado em dois momentos: o primeiro entre as páginas 274 a 284 e o segundo, entre as páginas 394 a 395. Não nos aprofundaremos na primeira parte, pois o texto é um cópia de um outro trabalho (Bahia: Imagens do povo e da terra de Odorico Tavares de 1951) e este, já foi aqui apreciado em 2011 em dois post's: Bahia: Imagens do povo e da terra e Bahia: Imagens do povo e da terra - Capoeira. No entanto, apesar desse percalço, José Ribeiro faz uma inserções de sua autoria. Ele, após texto de Odorico, que menciona os lugares para visitantes irem contemplar a capoeira na Bahia, menciona entre parênteses o trabalho desenvolvido pelo Mestre Leopoldina em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro.

Na segunda parte, o autor também faz a cópia da definição sobre a Capoeira realizada por Felícitas Barreto, em Danças do Brasil (1958). Obra que também realizamos uma postagem: Danças do Brasil (1958) - Felicitas Barreto.

Somente para lembrar esse pequeno texto, de duas páginas, possui argumentos que compõem o lugar comum das idéias sobre a capoeira (origem, estratégias e definições). Assim, para ele a capoeira veio da África com os negros de Angola e Bantus e era uma luta, como era a luta livre japonesa. Se caracterizava pelo uso das pernas e da cabeça, agilidade que lhes davam vantagens sobre os europeus acostumados ao uso das mãos quando em luta. E por isso, ela foi proibida pelos senhores de engenhos e ainda, sofreu repressão policial no Império e na Primeira Republica. A solução, segundo o texto, foi disfarçar a luta como se havia feito com a religião, "colocando nas lutas da capoeira pantominas, mímicas e danças acompanhadas de músicas. Assim podiam exercitar-se livremente. (...) disfarçada em divertimento, a capoeira sobreviveu e perpetuou-se até nossos dias." (p. 394).
Continua o texto mencionando os lugares que a capoeira começou, seus instrumentos e toques, o ritual da roda de capoeira para o inicio de um jogo e quais os  seus "passos".

Esses argumentos definem uma origem rural para a capoeira e pátria africana, diferente da argumentação de uma capoeira urbana e brasileira. Fique com o texto e tire suas conclusões.

 

 

 

 

 

 


***


Semeando 2013-14 

Click na imagem pra obter maiores informações.