domingo, 31 de março de 2013

sexta-feira, 29 de março de 2013

Berimbau tem fundamento - CM Valmir

Contra Mestre Valmir convida para o lançamento do seu livro: Berimbau Tem Fundamento.

13 de abril (Sábado)
18H00

Local:
Ponto de Cultura IBAÔ
Rua EMA, 170 Vila Padre Manoel da Nobrega
Campinas/SP

Roda de Capoeira Angola contará com a presença do Mestre Jogo de Dentro; Samba de roda.

Podemos dizer que esse evento celebra o estudo sobre a capoeira! 

Para muitos pode parecer besteira, mas se configura como uma grande qualidade dos capoeiras Angola. Não falo dos que somente jogam e sabem a movimentação típica da Capoeira Angola, falo daqueles que pelos fundamentos passados de geração a geração (principalmente os que tem suas origens, seus primeiros mestres no recôncavo baiano) procuram dar continuidade a esses fundamentos e principalmente procuram aprofunda-los. Para ser capoeira Angola não basta saber "plantar bananeira", tem que conhecer. 

Pois bem, foi isso que o Contra Mestre Valmir do grupo Semento do Jogo de Angola procurou e fez com sua obra Berimbau - tem fundamento.  Contribui para o universo da Capoeira e passa a fazer parte das referências obrigatórias sobre o instrumento signo da capoeira: Berimbau! 

Parabéns Contra Mestre Valmir pela obra; parabéns Mestre Jogo de Dentro pelo incentivo; parabéns Mestre João Pequeno pela base; e, parabéns Mestre Pastinha pela capoeira. 

terça-feira, 19 de março de 2013

2* Oficina de Capoeira Angola em Ribeirão Preto

Segunda passagem de Mestre Jogo de Dentro na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Os participantes poderão vivênciar oficinas de movimento, musicalidade e fundamentos da Capoeira Angola. Além, é claro, do espetáculo da Roda de Capoeira.

Borá aproveitar!



domingo, 17 de março de 2013

Casos e coisas da Bahia (1950) - Antonio Vianna

Este material é uma publicação do Museu do Estado da Bahia, que em nota anunciou ser uma publicação diferente das habituais da instituição pelo caráter "não cientifico" da obra. Expõe que o trabalho (as crônicas  reunidas na obra) de Antonio Rodrigues Vianna (1868-1951) pode ser de grande contribuição para se conhecer "uma alma genuína da terra", tipica de uma Bahia dos vinte e cinco anos iniciais do século XX. Apostam (e eu endosso em baixo!) que esse tipo de material (crônicas, noticias de jornais, romances, memórias e cartas) é de grande valor para a pesquisa de um tempo, uma mentalidade, uma prática, um ... , ou ainda, para fornecer respostas as nossas perguntas.



No caso de Antonio Vianna, são relatos de uma juventude de antes da primeira grande guerra. Lembranças de uma Bahia muito distinta da dos anos 50 (período da publicação da obra), o que se dirá de hoje, então!

O autor:

Infelizmente não encontrei maiores informações sobre Antonio Vianna. Caso algum camará  tenha, peço a gentileza de me escrever.

A crônica sobre os capoeiras da época: 


VALENTES À UNHA

A crônica é o relato das lembranças de Vianna sobre personagens da "velha Salvador", "Mestres desenganados da cabeçada, do rabo de arraia, do aú, da tesoura, do tronco do, balão, do tapa-ôiho dormideira, da calço, do salto mortal, do pega à unha, [...] Tão comum aos valentes que conheci.". Tomamos aqui, que Antonio Vianna irá (re)construir um tipo de capoeira, fruto de sua experiência e de um tempo datado.

Caracteriza os capoeiras da Salvador de antes da Primeira grande Guerra, narrando um conflito entre "ganhadores e carroceiros" do Cais do Ouro (Praça Deodoro). Fala de toda a violência dos encontros e desencontros dos dois grupos, e da ação da polícia contra os "brigadores". Conta ainda, o dia seguinte: da rotina desses homens, da manhã até o findar da tarde, quando vão para casa. E finaliza:

"Dois ou três dessa dessa classe bastavam para fechar o posto do distrito, arribando como armamento, e pondo em fuga os guardas".

Encerrando a crônica, Vianna se refere aos capoeiras de outrora como homens sempre em estado de alerta e portadores de uma longevidade impar.

Aproveite a leitura:

A crônica:





A Nota:




quarta-feira, 13 de março de 2013

Vivência de Capoeira Angola em São Paulo

Neste final de semana (15 a 17/03) Mestre Jogo de Dentro estará ministrando uma vivência de capoeira Angola a cidade de São Paulo, no grupo Semente da zona Sul.

Quem puder, vale aproveitar!

Veja a programação:


terça-feira, 12 de março de 2013

Semente do Jogo de Angola - 10 anos em Sampa. (Parte 2)

Continuamos a mostrar a grandeza do grupo Semente do Jogo de Angola em São Paulo (Zonal Sul), particularmente com imagens do evento. Trazemos para este post imagens da roda realizada no sábado à noite e, logo de manhã, a caminhada para a roda do domingo, encerrando as festividades.



Mas antes da Roda de Capoeira Angola, e finalizando os treinos, desfrutamos de um belo reforço para nossas energias...











Alguns Jogos...



Capoeiras em espera da vez...


A bateria....



 A caminhada ...


 





 

A Roda de domingo...



























Para aqueles que chegaram até ao final deste post, um presente! São fotos que realçam os laços de amizade, dá sentido a ideia de comunidade de capoeira angola. São imagens "roubadas" das redes sociais.

Abraço e parabéns a você, Contra Mestre Fabio Formigão e a toda a sua comunidade!






O que é um Contramestre?

Contra Mestre da Real Marinha Portuguesa,
Séculos XVIII e XIX
Este post poderia se chamar também de "Palavras de Mestre", pois foi num destes eventos de Capoeira Angola, uma vez quando questionado sobre as graduações no interior das hierarquias da Capoeira Angola, Mestre Jogo de Dentro esclareceu que somente existiam duas: Mestre e Contramestre. O grupo Semente do Jogo de Angola ainda conta com os chamados "calças-pretas", mas que não se trata de uma graduação, e sim de uma autorização para que o contemplado possa desenvolver trabalho com Capoeira Angola. 
O que me chamou a atenção na sua explanação foi sobre a origem da graduação de Contramestre. Segundo Mestre Jogo de Dentro, a origem do termo contramestre estaria na intima relação que capoeiras possuíam com os trabalhos portuários. Muitos capoeiras trabalhavam nos portos como estivadores, como marujos, como pescadores, ou ainda, por morarem em cidades litorâneas compartilhavam uma cultura portuária que foi incorporada pela cultura da capoeira que os mestres do inicio do seculo XX estavam construindo.

Tendo esses parâmetros procurei um nexo entre a associação da capoeira com atividades do mar, consequentemente sobre essa metáfora na organização hierárquica da Capoeira Angola (1. Mestre 2. Contra-Mestre).

Definição em Dicionários atuais:

Definem o termo de forma simples e direta: Contra-Mestre: O imediato ao mestre (em navio, fábrica, estaleiro, etc.). Mas há dicionários que formulam uma definição mais elaborada:

A palavra contramestre (con.tra.mes.tre), masculino (feminino: contramestra), tem como definição:

     1. O imediato ao mestre ou ao seu substituto; 
     2. Abaixo do mestre ou do chefe. 

Sendo que, tradicionalmente é um grau abaixo de Mestre, um título, uma graduação, uma etapa alcançada, uma conquista. Não podendo ser substituído por mestrando, que é alguém que está estudando o mestrado em qualquer área cientifica, não podendo ser um título, sendo no final o título de Mestre (MSc).

Aqui, nem é preciso comentar a confusão que alguns fazem com o termo "mestrando" usualmente dos centros de pesquisas universitários, mas continuemos...

Outra definição do contramestre, "o contramestre mais antigo, encarregado da limpeza e conservação e da disciplina da tripulação do convés de embarcação mercante, Marinha Mercante." Mesmo porque a Capoeira teve sua propagação nos Cais de vários portos do Brasil, sendo os capoeiras, que eram tripulantes de embarcações, atrações de rasteiras dos grandes portos no século XIX. (Dicionario Informal)

Esta última, portanto, é uma definição ligada a hierarquia da Marinha de Guerra Portuguesa. Foi também da Marinha portuguesa do século XIX que retiramos a figura do topo desta postagem representante da definição de contramestre a seguir: CONTRA-MESTRE – Designação dos oficiais inferiores da classe de Manobra da Marinha, durante os séculos XVIII e XIX. No século XVIII os Contra-Mestres tinham uma graduação imediatamente inferior à dos Mestres e superior à dos Guardiões.

Definição em um Dicionario de 1819:

Partindo da definição anterior, encontrei um material produzido no século XIX que pode ser elucidador sobre a questão dos contramestres na Capoeira Angola. Trata-se da obra: Princípios de Direito Mercantil e Leis da Marinha para o uso da mocidade Portuguesa, destinado ao comércio, de 1819 e impresso em Lisboa. 




Escrito por José da Silva Lisboa (Deputado, e secretário da mesa da inspeção da agricultura e comercio da cidade da Bahia), define no Capitulo XXI, contramestre "como oficial do Mar, que participa das funções de Mestre, e na falta dele faz as vezes". Esclarece ainda, o verbete deste material, certa hierarquia de poder dentro das embarcações (ou da Marinha) e quais as funções do contramestre.



Acredito que algumas praticas e hábitos do passado colonizador português  foram apropriadas pela capoeira do século inicio do XX (de Mestre Pastinha e seus seguidores).
A aproximação dos capoeiras com atividades do mar podem ser encontradas, com grande força, em uma postagem deste blog relacionado à Antonio Vianna, em que relata uma luta entre "ganhadores e carroceiros" do Cais do Ouro, na antiga Salvador.

Entre as definições elaboradas a que melhor nos faz compreender o termo contramestre dentro da capoeira está neste material elaborado no século XIX: "na falta dele [mestre] faz as vezes". É exatamente ai, que se compreende a função dos contramestre da capoeira angola. Eles devem fazer as vezes do mestre em sua ausência.

domingo, 10 de março de 2013

Semeando 2013-14 (Calendário e Valores)

Fique por dentro do evento programado pelo Mestre Jogo de Dentro, a ser realizado na virada de 2013 para 2014.



Salvador
26 a 29 de dezembro 2013

Ilha Cacha Pregos
30 de dezembro a 2 de janeiro 2014

Santo Amaro
3 a 5 de janeiro 2014

Chapada Diamantina
6 a 10 de janeiro.2014



Ficha de Inscrição com INFORMAÇÕES IMPORTANTES



sexta-feira, 8 de março de 2013

Mestre Jogo de Dentro em Piracicaba

A cidade de Piracicaba recebeu um grande presente no final de 2012. A convite do "calça preta"* Cristiano Gallep, Mestre Jogo de Dentro ministrou oficinas de Capoeira Angola à interessados e aos alunos da Escola Waldorf Novalis, no bairro do Monte Alegre, na própria escola.



 


* Calça preta não é uma graduação dentro da Capoeira Angola do Grupo Semente do Jogo de Angola, fundado pelo Mestre Jogo de Dentro. É uma autorização para desenvolver atividades com a Capoeira Angola usando o escudo do Grupo Semente.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Chegamos à 15000 visitas!

Chegamos a contagem de 15.000 mil visitas!
Elas vieram dos lugares mais inusitados, o que nos leva a compreender que a Capoeira Angola ganhou o mundo.

Obrigado a todos pelo apoio e visitas.


Semente do Jogo de Angola - 10 anos em Sampa. (Parte 1)


No final do ano de 1012, durante os eventos realizados com a presença de Mestre Jogo de Dentro, o grupo Semente do Jogo de Angola do núcleo da Zona Sul da grande cidade de São Paulo comemorou, em sua sede, 10 anos de vida para a capoeira angola. Aqui, torno publico que na cidade de São Paulo, tem Capoeira Angola!


Capoeira de Angola do núcleo em São Paulo Zona Sul do grupo Semente do Jogo de Angola compõe  tradição!

Mestre João Pequeno, Contra Mestre Fabio Formigão e Meste Jogo de Dentro

SEDE

O espaço é mágico, como não se poderia esperar de outra forma. Não falo somente da linda pintura que nos remete a cidade de Salvado, de todos os adereços e adornos, ou ainda, da inúmeras fotografias e instrumentos que compõem a sala principal, falo da atmosfera de Capoeira Angola que o local exala..Sensações que só aqueles que visitam o lugar, podem sentir!

 


 

Treino e bate-papo com Mestre Jogo de Dentro.

Angoleiro não precisa de muito espaço, não!  

 

 

CASA CHEIA!





Uma pequenina amostra da segunda parte desse poster. A Festa!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...