Mandinga na capoeira é malicia, é "manha". É ir sem ter ido e quando menos se espera, foi. É insinuar que vai para lá e acaba indo para cá. É ser forte mostrando fragilidade. Mandinga é a malandragem da capoeira!
O Cedéga realiza todos os anos uma roda de capoeira como o encerramentos das atividades de cada ano. Nesta postagem trazemos uma seleção de imagens da última roda de Capoeira Angola do ano de 2014. Como sempre a roda começou e os convidados foram chegando, chegando até a casa estava cheia de mandingas, de fundamentos e da mais pura capoeira angola.
A Roda de Capoeira foi em 26 de novembro de 2014 reconhecida e intitulada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Esse pequeno vídeo reportagem realizado por Gustavo Serrate, Thais Mallon e Janine Moraes discute e celebra esta ação da Unesco.
Mestre Jogo de Dentro participou em dezembro do evento em homenagem ao saudoso Mestre João Pequeno. Aqui postamos um vídeo do jogo: Mestre Jogo de Dentro e Hélio (calça-preta do Semente do Jogo de Angola)
Esse documentário (experimental) aborda a interação entre os grupos de capoeira e a formação do Coletivo Salvaguarda da Capoeira de Campinas. Sua produção se deu após o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural do Brasil, em 2008 e como patrimônio da humanidade, em 2014.
A organização do Salvaguarda da Capoeira de Campinas é uma importante ação popular para a valorização da capoeira, ação essa que antecedeu aos reconhecimentos dessa arte pelo estado brasileiro, e ou, por instituições de cunho internacional. Ela também pode ser considerada responsável pelo reconhecimento da capoeira como patrimônio da cidade de Campinas/SP/Brasil. Por fim, ela é um exemplo a ser seguido por outras cidades do Brasil.
Parabéns grupo do Coletivo Salvaguada da Capoeira de Campinas.
Coprodução: Coletivo Salvaguarda da Capoeira de CampinasProdução: Alessandra Gama, Bruna Campagnuci, Daniela FariaConcepção | Edição: Alessandra GamaCampinas (2015)