sábado, 14 de abril de 2012

Capoeira da Bahia: Samuel Querido de Deus


Este guia de ruas e dos mistérios de Salvador da Bahia é dedicado a José de Barros Martins que me levou a escrevê-lo, a Sergio Milliet, Dante Bufoni, Fernando de Barros e a Moacir Guimarães, sertanejo que, quando está na capital é o dono absoluto  da cidade, seu verdadeiro e indiscutível dono, seu anfitrião também.

È desta forma que Jorge Amando anuncia suas pretensões com a obra "Bahia de todos os Santos", um tipo de roteiro escrito em 1944 e elaborado para aqueles que quisessem conhecer a capital de sua Bahia, em que o autor descreve de lugares, costumes, eventos e personalidades entre outros aspectos da cidade de Salvador.
Sobre este último, num capítulo intitulado Personalidades, Amado narra sobre uma personalidade do mundo da capoeira da Bahia, da década de 40. Ele descreve a astucia e qualidades de Samuel Querido de Deus, um pescador que quando retorna de suas longas viagens ao mar para a pescaria participa de rodas de capoeira e que, não se importando com a juventude ou com o vigor de seus adversários os derrota um a um.

Divirta-se com a leitura:



















quinta-feira, 12 de abril de 2012

Raízes de Angola - Bari 2012


O grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola - Núcleo de Bari (Itália), tem o prazer de convidar a todos para o evento "Raízes de Angola em 2012" que será realizado nos dias 25-26-27 de Maio, na cidade de Bari/Itália. Durante os três dias teremos aulas de movimento e teoria musical de Capoeira Angola com o Mestre Jogo de Dentro, além de uma aula de Samba de Roda com a professora de dança afro, Ana Estrela.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

3000 Visitas

Dois dia após o nascimento de meu segundo filho, Veneno da Noite (Blog de Capoeira Angola) completou 3000 visitas.


Novidades são poucas, o que ocorreu nestas últimas mil visitas foi fidelidade de visitantes de países que já marcavam presença nas estatísticas de visitas e de novas visitas vindas da Finlândia e Costa Rica.

Agradecemos muito aos camarados e esperamos além de suas visitas, comentários aos nossos trabalhos e a sua presença como seguidor do Blog.

Abraço.

Adriano Sgrignero.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Mestre Jogo de Dentro - Dia de festa!



Neste dia 06 de abril completa 47 anos de idade Jorge Egídio dos Santos, conhecido e reconhecido no mundo da capoeira como Mestre Jogo de Dentro. Homem consciente de seu lugar e papel na sociedade, Jorge Egídio é um transformador de realidades. Discípulo de Mestre João Pequeno de Pastinha, Mestre Jogo de Dentro, nos seus mais de 30 anos de dedicação, se constituiu num dos pilares da Capoeira Angola. Fundou o grupo de Capoeira Angola Semente do Jogo de Angola e disseminou a Capoeira Angola pelo mundo.

Parabéns Mestre.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mestre Pastinha - Dia de festa!

Hoje (05/04/2012) é um dia de festa para a Capoeira Angola.



O seu mais ilustre representante, ou melhor, aquele que formatou, valorizou e trouxe para a Capoeira Angola um pouco de cordialidade faria hoje 123 anos de vida. Trata-se de Vicente Joaquim Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha) nascido em Salvador, em 5 de abril de 1889 — e que veio a falecer na mesma cidade, no dia 13 de novembro de 1981.

Para comemorar esse dia, Veneno da Noite – Blog de Capoeira Angola selecionou um pequeno trecho de uma obra de Jorge Amado (Jorge Leal Amado de Faria: Itabuna, 10 de agosto de 1912  Salvador, 6 de agosto de 2001, foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos) intitulada Bahia de todos o Santos, que traz uma pequena, mas intensa descrição desse Mestre de Capoeira Angola.



Segundo nota da 12° Edição, o livro que havia sido escrito em 1944 e publicado em 1945 (no período da 2° Guerra Mundial) como um “guia das ruas e dos mistérios da cidade de Salvador” foi atualizado na sua 8° edição, em 1960. No entanto, como anuncia a nota, os textos não sofreram grandes alterações. No capítulo: Capoeiras e Capoeiristas, Jorge Amando faz uma descrição de Mestre Pastinha e fala sobre Mestre Bimba e sua Capoeira Regional Baiana. Aqui, nos limitaremos a mostrar a descrição sobre Mestre Pastinha:

Mestre Vicente Pastinha tem mais de setenta anos. É um mulato pequeno, de assombrosa agilidade, de resistência incomum. Quando êle começa a “brincar”, a impressão dos assistentes é que aquêle pobre velho, de carapinha branca, cairá em dois minutos, derrubado pelo jovem adversário ou bem pela falta de fôlego. Mas, ah! Ledo e cego engano! nada disso se passa. Os adversários sucedem-se, um jovem, outro jovem, mais outro jovem, discípulos ou colegas de Pastinha, e êle os vence a todos e jamais se cansa, jamais perde o fôlego, nem mesmo quando dança o “samba de angola”.
A Escola de Capoeira de Angola, de Mestre Pastinha, fica na ladeira do Pelourinho, no Largo mesmo, num primeiro andar. As quintas e domingos “brinca-se” na Escola. Nas quintas, em geral, a brincadeira é mais fraca, são os alunos mais novos que se exibem. No domingo vêm os capoeiristas conhecidos e a festa começa pela tarde. Quem for à Bahia não deve perder o extraordinário espetáculo que é Mestre Pastinha no meio de seu de seu salão jogando a capoeira, ao som do berimbau. E quando êle não esta lutando, não vai descansar. Toma de um berimbau, puxa as cantigas. Para mim, Pastinha é uma das grandes figuras da vida popular da Bahia. É indispensável conhecê-lo, conversar com ele, ouvi-lo contar suas histórias, mas, sobretudo, vê-lo na “brincadeira”, atingindo adversários vigorosos e jovens, derrotando-os um a um. 
                                          AMADO, Jorge. Bahia de Todos os Santos. 17° 
                                          Edição. Livraria Martins Editora, São Paulo. s/d.
                                          p.211. 

terça-feira, 27 de março de 2012

O que é Mandinga?

Muitos se perguntaram, mas foram poucos os que responderam com convicção. Esse vídeo, uma retalho de respostas a pergunta: o que é mandinga, foi inspirador da chamada desse blog. 
Assista!


segunda-feira, 19 de março de 2012

Moqueca e Capoeira Angola

Olá.


O Grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola, núcleo CDHU Campinas, convida a todos para participarem da Moqueca do Semente que será realizada no dia 22 de abril de 2012. Contaremos neste evento com a presença do Mestre Jogo de Dentro.

Vejam a programação e entrem em contato com o Contra Mestre Danny ou com a Gabi.

Aguardamos todos no evento:


Programação do dia 22/04/12:

 9:00hs Seminário da Vida de Pastinha.
10:00hs Roda de Capoeira Angola.
12:30hs Moqueca de Peixa.
14:00hs Samba de Roda.

Endereço: Rua Jose Mendonça, 61
          CDHU V. 
          Renascença Campinas/SP


quarta-feira, 14 de março de 2012

Estudos sobre Cantos da Capoeira - IV

Os objetivos (“estudos sobre capoeira angola”) traçados quando da concepção deste blog em abril de 2011 continuam a impulsioná-lo. Nesse sentido, se faz pertinente abordar mais uma vez a obra de Waldeloir Rego, Capoeira Angola, ensaio sócio-etnográfico de 1968. Agora, para engrossar as pesquisas sobre Cantos e Cantigas, visitemos o capítulo IX – Comentários às Cantigas, da dita obra.

Para o autor, as cantigas possibilitam a compreensão de aspectos sobre a vida brasileira e suas diversas manifestações. Reforço afirmando que por esse material encontramos indícios que ajudam contar histórias do cotidiano, das rinchas, dos acertos, dos lugares e pessoas. Mas, ainda com o autor, esses “valiosos elementos” podem ser examinados sob o ponto de vista lingüístico, folclórico, etnográfico e  sócio-histórico. E, desta forma, o restante do capítulo segue essa divisão e limites.

Linguìsticamente falando, as cantigas fornecem detalhes da linguagem corrente do Brasil, principalmente no campo fonético, sintático e semântico.” (127)

Assim, no campo fonético teríamos uma amostra tanto da pronúncia geral como a do Rio de Janeiro, como exemplo por ter sido capital da coroa portuguesa na América,  quanto de pronúncias locais (regionalismos como os encontrados no nordeste). Seguido a isso, Waldeloir apresenta uma série de características fonéticas encontradas nas letras das cantigas e procura elucidar seu significado e origem quando possível.

Veja os exemplos:


Esclarecidas tais questões fonéticas, Waldeloir ricamente elenca uma grande série de léxicos. Ou melhor, palavras encontradas nas cantigas que sofreram a ação do uso mais popular e assim, sofreram mudanças mencionadas na fonética são devidamente apresentadas em seu significados, localidades, usos e origens. É uma lista longa, muito útil para aqueles que pretendem compreender o que as cantigas de capoeira querem ensinar. 
Veja alguns exemplos:


Quanto ao Aspecto Folclórico, que entenderemos aqui como culturas de um povo, Waldeloir afirma que esses aspectos são marcantes e freqüentemente presentes nas canções, no qual reuniu em grupos. Algumas cantigas que não se conseguiu estabelecer elos, para formar um grupo, então as reuniu como uma categoria a parte. As demais cantigas, Waldeloir separou em, por exemplo, Cantigas geográficas, Cantigas agiológicas (aspectos de santos católicos ou bíblicos) Cantigas de louvação, Cantigas de sotaque e desafio, Cantigas de roda ou Cantigas de peditório (pedido de esmolas).


Vejamos algumas. De raízes medievais, as Cantigas de Escárnio e Mal dizer são encontradas entre cantigas de capoeira. Elas se referem: à cor do negro como símbolo de malefício; desejo que outros contraiam alguma doença como a Praga da Galinha; ao comportamento das mulheres, a moral diante do marido ou de um ciúmes doentio; mal dizem sobre a masculinidade de alguém. As Cantigas de Berço, regaço e acalentar também são muito comuns fazendo menção ao universo infantil. Foram trazidas pelos portugueses durante a colonização e modificadas pela presença africana. As Cantigas de devoção fazem reverencias a santos como São Cosme ou Damião, ou ainda invocam proteção de São Bento (em caráter preventivo) contra cobras e animais venenosos. As cantigas agiológicas reúnem as cantigas que se referem a santos católicos e aspectos de suas vidas. É lembrado o personagem Bíblico Rei Salomão por sua lendária sabedoria, ou ainda, Nossa Senhora (Santa Maria) para que ela interviesse junto a Deus pelo capoeira. As cantigas Geográficas mencionam localidades (vilas, cidades, estados e países). As cantigas de louvação elogiam as habilidades e as bravuras de capoeiras como Paulo Barroquinha, Dois de ouro, Pedro Mineiro e o famoso Besouro Cordão de Ouro. As cantigas de sotaque e de desafio, segundo Waldeloir são próprias dos negros, que acabam também sendo a grande vítima da cantiga, pois o ridiculariza em comparações com animais. As cantigas de roda compõem nosso folclore e foram apropriadas pela capoeira. Encerrando, o autor apresenta Cantigas de peditório, lembra que essas cantigas para pedir esmolas são características de violeiros cegos.


Faço menção que os dois últimos aspectos vistos pelo autor Etnográfico e sócio-histórico podem ser vistos como únicos, pois as práticas das ciências envolvidas estão em constante debate e dividem limites teóricos. Aqui trataremos em separado, seguindo o roteiro do autor.

Desta forma, quando Waldeloir se remete a escrever sobre o Aspecto Etnográfico trabalha com a idéia de um estudo sobre a cultura de um povo, seus costumes, índole, raça, língua, religião,... Neste ponto, é relevante mencionar que me parece estar o autor inserido entre uma gama de intelectuais dos anos sessenta no Brasil, preocupados em desvendar uma identidade para o Brasil e para os brasileiro selecionou elementos para a sua constituição. Esse estudo etnográfico se preocupa em descrever a vivência (entenda como cultura) do brasileiro. Em suas palavras:

“O capoeirista de hoje narra durante o jogo da capoeira, através do canto, toda uma epopéia do passado de seus ancestrais. Nas cantigas de números 1 e 2 procura mostrar a sua condição de escravo e o conseqüente estado de inferioridade perante os demais. Luanda, cantada e recantada pelo negro, a ponto de Cascudo dizer que Não acredita que nenhuma cidade neste mundo esteja nas cantigas brasileiras como Luanda, é lembrada nos cantos de números 30 e 32, fixando, assim, um dos pontos de procedência do negro escravo. A terrível habitação conhecida por senzala, onde ficavam todos, amontoados feito animais, aparece na cantiga número 105. O tratamento que durante o período patriarcal era algo rigoroso, tratando as esposas aos seus maridos por senhor, e os filhos, senhor pai e senhora mãe a seus pais, o negro adoçou o tratamento do senhor todo-poderoso patriarca e sua respectiva esposa em sinhô e sinha, yoyó e yaya. Esse vestígio ainda existente no falar cotidiano do negro, está nas cantigas números 22, 23, 24, 25, 26, 29 e 137. Da alimentação, canta detalhes nas cantigas números 33, 50 e 115 quando se refere ao dendê, que tanto serve para condimentar a moqueca, invenção africana, como é utilizado nos ebóse outros rituais do culto afro-brasileiro.” (257)

Por fim, o Aspecto Sócio-histórico, que para o autor histórico é relativo a oficial, a governos e seus conflito, ou melhor, a uma história política. Indo nesta direção, elege como acontecimento de maior relevância para os capoeiras a Guerra do Paraguai (1864-1870). Ocorrido, segundo ele, num momento de auge da capoeira, “num verdadeiro conflito com a força pública e a sociedade” e que, apesar de inúmeras noticias, todas dormem na lenda por não se conhecer documentação concreta (lê-se aqui oficial) sobre a participação de capoeira naquela guerra.
Terminamos, assim, a leitura (estudo) de um trecho da obra de Waldeloir Rego sobre Cantos e Cantigas. Continuaremos nossos estudos em futuras postagens.

Abraço e, aguardamos seus comentários e os esperamos como seguidores.

sábado, 3 de março de 2012

"Tudo tem um começo" - Contra Mestre Danny

Tenho o enorme prazer de disponibilizar o documentário Germina elaborado pelo Contra Mestre Danny Soares, do Grupo de Capoeira Angola Semente do Jogo de Angola - CDHU (Campinas/SP).

Trata-se de um importante depoimento do trajeto de um Capoeira Angola. Rico e importante porque não se limita a contar as façanhas de um capoeira, mas sim porque em seus meandros transparece os fundamentos da Capoeira Angola e da escola de copeira Semento do Jogo de Angola concebida por Mestre Jogo de Dentro (intimamente ligado a Mestre João Pequeno, um dos dois pilares da Capoeira Angola instruídos por Mestre Pastinha). 


O trabalho do Contra Mestre Danny não é somente um entretenimento, algo para se assistir, mas algo com que podemos aprender mais sobre a Capoeira Angola.


Vale a pena assistir e indicar. Boa sessão!




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