terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Barracão do Waldemar - Frede Abreu



A partir de uma proposta de seminário, ou melhor, de uma proposta para os encontros periódicos com que o grupo Semente do Jogo de Angola núcleo Barão Geraldo realiza seus estudos sobre a capoeira angola, o livro “O Barracão do mestre Waldemar” me foi apresentado. Infelizmente não pude na ocasião comparecer ao seminário, no entanto, a vontade de conhecer essa obra de Frede Abreu foi grande e empreendi a leitura. Como a reprodução e a transmissão não são permitidas, farei somente alguns comentários recomendando como compra obrigatória para qualquer capoeirista.

O livro conta, a sua maneira, uma série de aspectos sobre capoeira angola cujo elo entre eles é a vida de Mestre Waldemar. Mestre de um tempo em que o ensinar capoeira acontecia de outra maneira, e não a nossa, pegando na mão do aprendiz e o colocando para jogar com os mais velhos para aprender a se virar desde cedo; de um tempo em que os espaços para a prática da capoeira eram outros, acontecendo em bares, vendas e feiras muitas vezes em troca de uma água ardente; do tempo em que capoeiristas disputavam dinheiro no: pega a laranja no chão.

 
Como contribuição maior, o livro retira da sombra um grande Mestre da Bahia tornando o conhecimento sobre a capoeira angola mais complexa e para além dos limites Bimba/Pastinha. 

O livro contribui para uma inteligibilidade mais complexa e rica da capoeira. É o tipo de leitura que enriquece sem cansar, é para se ler numa tarde, tanto pela sua facilidade, quanto pelo prazer que proporciona.

Abaixo segue uma pequena reprodução da apresentação da obra como uma degustação, como uma comprovação do deleite da leitura desse material. depois de ler essas linha acredito que muitos irão a procura de adquirir o livro“O Barracão do Mestre Waldemar” , de Frede Abreu. Nela Frede conta como foi lubridiado pelo Mestre Waldemar


- * -


FREDE ABREU: Baiano, pesquisador não acadêmico sobre a capoeira. Desenvolve pesquisas regulares desde 1976.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...