segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Capoeira no século XIX - João Maurício Rugendas

João Maurício Rugendas chegou às terras brasileiras acompanhando uma expedição científica interessada em explorar o interior do Brasil. Integrante da missão Langsdorff,  programada para percorrer caminhos em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, partindo da cidade do Rio de Janeiro, Rugendas se separou da expediçãom ainda por Minas, e pôs-se a viajar pelo Brasil elaborando registros de “tipos” humanos, costumes,  aspectos da natureza e de paisagens. De volta a Europa reuniu 100 desenhos e um longo texto sobre as condições do país, e em 1835 publicou em Frances e em Alemão  a sua obra “Viagem Pitoresca através do Brasil”.
Nesse precioso trabalho encontramos referencias a capoeira do século XIX, disponibilizo abaixo duas imagens de Rugendas sobre o tema e um trecho no qual menciona sobre a prática. Além de um vídeo feito com o historiador Carlos Eugênio Líbano Soares e uma interessante reportagem (2006) sobre viajantes como Rugendas: "O exótico e o Pitoresco nas pinturas".

A primeira imagem faz parte da série sobre paisagens: São Salvador.

A segunda é uma explicita referencia a capoeira: Jogo de Capoeira



Noutro momento de sua obra, Rugendas comenta sobre o Jogo de Capoeira:


Vale a pena assistir a analise realizada pelo historiador Carlos Eugênio:


Para complementar nossas sugestões sobre Rugendas, viajantes e a capoeira sugerimos a leitura do texto: O exótico e o pitoresco nas pinturas publicada em 10/06/2006 na Com Ciência, Revista Eletrônica de Jornalismo Cientifico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...