quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cidades: HAIFA (Israel) tem capoeira angola!

Dentre as séries que o blog procura produzir, temos a intitulada de Cidades. É sobre algumas cidades do mundo em que ocorre a prática da Capoeira Angola. Já fizermos sobre Campinas, Piracicaba, Santa Rita do Sapucai, Itapecirica da Serra, Milão e também, já fizemos uma pequena postagem sobre a cidade de Haifa. Apesar disso, resolvemos realizar uma postagem à altura do trabalho desenvolvido pelo grupo Semente do Jogo de Angola na cidade da região norte de Israel. 



A cidade: Haifa remonta os tempos bíblicos, foi construída nas encostas do Monte Carmelo (local onde teria o profeta Elias convencido o povo de Israel a obediência ao Senhor). Daqueles tempos pra cá, a cidade foi conquistada e governada por Bizantinos, Árabes, Cruzados, Otomanos, Egípcios e por Britânicos.
Foi durante esse período do Imperialismo Inglês, quando da construção de uma estrada de ferro que ligaria a cidade até Damasco, na Síria, que Haifa deu um grande salto de desenvolvimento e se tornou um polo industrial. 

Desde a criação do Estado de Israel em 1948, a Câmara Municipal de Haifa governa a cidade. 

Segundo nossa pequena pesquisa, sua população é um misto de Árabes e Judeus, um exemplo de coexistência pacífica em um ambiente multicultural. 



A historia do grupo Semente do Jogo de Angola em Haifa:

O responsável pelo grupo Semente em Israel, Ionsu Guel (Sucuri), começou a capoeira no final de 1995 no grupo Capuraginga. Depois de um tempo, foi buscar outros caminhos para sua capoeira. Em sua terceira viagem ao Brasil, que teve a duração de um ano, visitou vários grupos e eventos. Entre os lugares que escolheu para visitar estava o espaço do Mestre Jogo de Dentro em Campinas. Assim, em 2005 chegou a Campinas e resolveu ficar por um longo período, para aprender com o trabalho do mestre sobre a Capoeira Angola. 
Já de volta a Israel organizou um trabalho de Capoeira Angola, primeiro juntando amigos para vadiar nas ruas e praças de Haifa, depois, no final do ano, encontrando um espaço para ministrar suas aulas de forma mais organizada.
Em 2008, aconteceu a primeira visita do Mestre Jogo de Dentro e depois desta visita, todo os anos o mestre volta pra aprimorar os ensinamentos da Capoeira Angola. O resultado desse esforço foi que, em 2010 aquela casa de Capoeira Angola passou a fazer parte oficialmente do grupo Semente do Jogo de Angola




Depoimento sobre a Capoeira em Israel:

"com relação a capoeira em Israel, aqui tem muita capoeira e muitos grupos! mas o que todo mundo conhece mais é a capoeira contemporânea, e quando veem pela primeira vez a capoeira Angola, alguns entendem que é outra coisa, mas outras pessoas ainda esperam os saltos mortais chegarem (…)  mais depois desses anos que estamos aqui, acho que estão começando entender as diferenças, pelo menos as pessoas que entram em contato com a gente. O nosso núcleo tem aulas pra crianças e adultos, e também aulas numa faculdade - o Technion. Além disso to começando um trabalho em Tel-Aviv, a cidade grande de Israel, com uma aula por semana".

Apreciem as imagens:










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...