sábado, 5 de abril de 2014

Capoeira para ouvir: Mestre Pastinha.

Neste dia 05 de abril de 2014, Mestre Pastinha está completando seus 125 anos de vida. Você pode até discordar do tempo verbal da frase anterior, afinal e infelizmente o Mestre Pastinha já é falecido. No entanto, ele está vivo para a (e na) capoeira angola, e enquanto existir capoeira angola, ele estará vivo. Mestre Pastinha e sua importância para a Capoeira Angola transcende a existência carnal. Portanto, hoje, comemoramos (relembramos) os 125 anos de Mestre Pastinha.

E ninguém melhor que Mestre Pastinha para se representar. Abaixo trecho do álbum: Capoeira Angola, Mestre Pastinha e sua academia; e de trechos de uma entrevista feita no final dos anos 80.


"Quando eu tinha uns dez anos - eu era franzininho - um outro menino mais taludo do que eu tornou-se meu rival. Era só eu sair para a rua - ir na venda fazer compra, por exemplo - e a gente se pegava em briga. Só sei que acabava apanhando dele, sempre. Então eu ia chorar escondido de vergonha e de tristeza." 

"Um dia, da janela de sua casa, um velho africano assistiu a uma briga da gente. Vem cá, meu filho, ele me disse, vendo que eu chorava de raiva depois de apanhar. Você não pode com ele, sabe, porque ele é maior e tem mais idade. O tempo que você perde empinando raia vem aqui no meu cazuá que vou lhe ensinar coisa de muita valia. Foi isso que o velho me disse e eu fui."


"Ele [Benedito] costumava dizer: não provoque, menino, vai botando devagarinho ele sabedor do que você sabe (…). Na última vez que o menino me atacou fiz ele sabedor com um só golpe do que eu era capaz. E acabou-se meu rival, o menino ficou até meu amigo de admiração e respeito."


Mestre Pastinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...