terça-feira, 22 de abril de 2014

Germina 2014


Existente há quase 8 anos, a história  do núcleo Cedéga do grupo de Capoeira Angola Semente do Jogo de Angola esta sendo contada com muito esforço, dedicação e resistência por parte daqueles que o freqüentam. Nestes anos, foram muitos os momentos épicos, e como numa ascensão um melhor que o outro. Assim, também foi o Germina 2014!




Esse evento, num espaço que é a mais pura Capoeira Angola, possibilitou que o passado, o presente e o futuro entrecruzasse. Isso aconteceu de forma muito natural, pois o passado, materializou-se na (re)inauguração da Sala de Estudos e Pesquisas Vicente Ferreira, nas historias contadas pelos mestres Bigo (Francisco 45) e Gaguinho (alunos de Mestre Pastinha) e nas experiências divididas por Mestre Jogo de Dentro e os demais mestres que vieram abrilhantar o evento. Já o tempo presente, o hoje, concretizou-se na vivência que todos pudemos dividir, numa soma que levou esse evento a atingir uma grandeza vivida somente com pessoas e lugares muito especiais. Por fim, o futuro. Ah o futuro, não só se materializou na inocência das crianças presentes, deslumbradas com toda magia das Rodas de Capoeira Angola, mas também, se materializou na certeza de que, se depender deste espaço e das pessoas que o tornam uma realidade, a Capoeira Angola fundamentada nos ensinamentos dos mestres mais velhos, nunca terá fim.





Sinto informar aos admiradores da capoeira angola, que esta postagem não poderá dar conta, em palavras ou imagens, da grandeza que foi este Germina 2014. Tentamos, mas somente quem viveu estes momentos sentiu sua majestade!

Bem, vou sistematizar os acontecimentos na busca de representar o evento:

O evento realizado pelo núcleo Cedéga do grupo de Capoeira Angola Semente do Jogo de Angola, em Campinas, aconteceu em dois dias (12 e 13/04/2014). Os anfitriões foram o Contra Mestre Danny e a calça-preta Gabi, e os convidados especiais foram os Mestres Bigo (Francisco 45), Gaquinho e Jogo de Dentro. 

Dia 11/04/2014:



No primeiro dia, somente Mestre Jogo de Dentro esteve presente, e pela manhã, ministrou uma oficina. Veja, não foi uma simples aula de movimento para queimar calorias, e sim uma aula mestra sobre movimentos de capoeira angola. Atenção redobrada nos detalhes para o aperfeiçoamento do movimento! Já no período da tarde, depois de um almoço e descanso, rolou uma bela e empolgante Roda de Capoeira Angola. E a noite, uma pequena confraternização entre os participantes e um parabéns ao Mestre Jogo de Dentro que havia feito seu aniversário no último dia 06/04.

Pela manhã:


 


 


Roda da Tarde:


 













No apanha laranja no chão, o jogo do Mestre Jogo de Dentro com o Contra Mestre Danny esquentou!




Confraternização:

 









Dia 12/04/2014:



Bem, este dia, os capoeiras foram chegando logo cedo, e quando os Mestres Bigo e Gaguinho chegaram a fita vermelha foi cortada. Se trata da reinauguração da Biblioteca do Cedéga, agora batizada de Sala de Estudos e Pesquisas Vicente Ferreira. Uma conveniente escolha, já que naquela semana se comemorava o nascimento de Mestre Pastinha (05/04/1889) e os convidados especiais terem sido alunos dos tempos de academia do renomado mestre. Assim se erigiu mais um pilar que sustenta a Capoeira Angola.








Mestre Marquinho, Mestre Pequeno, Mestre Gaguinho, Contra Mestre Danny, Mestre Jogo de Dentro, Mestre Coquinho Baiano, Mestre Maya e Mestre Bigo.
Além da presença dos Mestre convidados, mestres da região também compareceram! Depois de um bate papo altamente enriquecedor, ocorreu uma rápida Roda de Capoeira Angola, seguida de uma Moqueca deliciosa.




Lembranças:

 

Mestre Bigo, Contra Mestre Danny, Mestre Gaguinho



Até o próximo...

Um comentário:

  1. Trabalho bonito é esse espaço.
    Obrigada por compartilhar tanta maravilha!
    Sossô

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...